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terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Atitude que gerou um Reavivamento

Em 1905, William J. Seymour, 34 anos, filho de ex-escravos, foi um estudante do notório pregador pentecostal Charles Parham e pastor interino de uma pequena igreja de santidade em Houston, Texas. Neely Terry, uma mulher afro-americana que participou de uma pequena igreja pastoreada por Julia Hutchins em Los Angeles, fez uma viagem para visitar alguns familiares em Houston ao final de 1905. Esta em Houston, visitou a igreja de Seymour, de onde ele pregou que o batismo no Espírito Santo era acompanhado com o falar em línguas, porém nem ele mesmo havia experimentado essa experiência, Terry ficou impressionada com o seu caráter e mensagem. Uma vez em casa na Califórnia, Terry sugeriu que Seymour foi enviado para falar na igreja local. Seymour recebeu e aceitou o convite em fevereiro de 1906, ele recebeu ajuda financeira e uma benção de Parham por sua visita de um mês.

Seymour chegou a Los Angeles em 22 de fevereiro de 1906, e em dois dias estava pregando na igreja de Julia Hutchins na esquina da Rua Nona com avenida Santa fé.  Durante seu primeiro sermão, ele pregou que flar em línguas era a primeira evidência bíblica de entrada no batismo no Espírito Santo. No domingo seguinte, 4 de março, ele voltou a igreja e soube que Hutchins havia fechado porta com cadeado. Os anciãos da igreja não aceitaram o ensinamento de Seymour, principalmente porque ele não havia experimentado nenhuma benção de que estava pregando. A condenação de sua mensagem também veio da Associação da Igreja de Santidade do Sul da Califórnia, com a qual a igreja estava fialiada.  Entrtanto, nem todos os membros da igreja de Hutchins rejeitaram o ensinamento de Seymour. Ele foi convidado para hospedar-se na casa de um membro da congregação de Edward S. Lee, e alí ele começou a fazer estudos bíblicos e reuniões de oração.

Rua Bonnie Brae Norte
Seymour e sua esposa, Jennie.

Seymour e o seu pequeno grupo de novos seguidores se mudaram para a casa de Richard e Ruth Asberry, na rua Bonnie Brae Norte 214.  As famílias brancas das igrejas de santidade locais começaram a assistir também. O grupo se reunia periodicamente e orava pelo batismo no Espírito Santo. Em 9 de abril de 1906, depois de cinco semanas de pregação e de oração de Seymour, ao terceiro dia de um propósito de 10 dias, Edward S. Lee falou em línguas pela primera vez. Em outra reunião, Seymour compartilhou o testemunho de Lee e pregou um sermão em Hebreus 2:4, e também começaram outras seis pessoas a falar em línguas, incluindo Jennie Moore, que mais tarde se tornaria na esposa de Seymour. Alguns dias depois, em 12 de abril, Seymour falou em línguas pela primera vez, depois de orar toda a noite.
Casa da família Asberry na Rua Bonnie Brae Norte 214.
Notícias dos acontecimentos na rua Bonnie Brae Norte rapidamente circularam entre os afroamericanos, latinos e brancos residentes da cidade, e durante várias noites, vários oradores queriam pregar para a multidão de espectadores curiosos e interessados desde a porta da frente da casa dos Asberry. Membros da audiência incluíam pessoas de um amplo aspecto de niveis de ingresos e formação religiosa. Hutchins finalmente falou em línguas, assim que sua congregação inteira começou a assistir as reuniões. Pronta a multidão se tornou muito grande e estavam llenos de gente falando línguas, gritando, cantando e gemendo. Finalmente, a porta da frente caiu, forçando o grupo a començar a buscar um novo lugar de reunião. Um morador do bairro descreveu os acontecimentos na Bonnie Brae Norte 214 com as seguintes palavras:
Eles gritaram três dias e três noites. Era época de Páscoa. As pessoas vinham de todas as partes. Na manhã seguinte não havia forma de acercar se a casa. Assim que as pessoas entravam, elas caíam sob o poder de Deus, e a cidade inteira se comoveu. Gritaram tanto que a base da casa se afrouxou, e nada restou erguido.

Rua Azusa
O grupo da rua Bonnie Brae eventualmente encontrou um edifício disponível no número 312 da rua Azusa, que tinha sido uma Igreja Episcopal Metodista Africana no que era então uma parte do gueto negro da cidade. O aluguel era de US$ 8,00 por mês. Um periódico se referiu a construção do centro de Los Angeles como um "barraco tombado." Desde que a igreja saiu, o edifício tinha servido como casa de venda por atacado, depósito, madeireira, curral de gado, loja de lápides, e havia sido utilizado mais recentemente como um estábulo com quartos para alugar no piso de cima. O único sinal de que era uma casa de Deus estava numa janela de estilo gótico sobre a entrada principal.
As reuniões foram transferidas para a Rua Azusa, e desde então as multidões estão vindo. As reuniões começam por volta das 10 horas da manhã, e mal conseguem terminar antes das 20 ou 22 horas, e às vezes vão até as 2 ou 3 horas da madrugada, porque muitos estão buscando e outros estão caídos no poder de Deus. As pessoas estão buscando no altar três vezes por dia, e fileiras e mais fileiras de cadeiras precisam ser esvaziadas e ocupadas com os que estão buscando. Não podemos dizer quantas pessoas têm sido salvas, e santificadas, e batizadas com o Espírito Santo, e curadas de todos os tipos de enfermidade. Muitos estão falando em novas línguas e alguns estão indo para campos missionários com o dom de línguas. Estamos buscando mais do poder de Deus.

A Missão de Fé Apostólica na Rua Azusa, agora considerada o berço do Pentecostalismo.
Em meados de maio de 1906,  entre 300 e 1.500 pessoas tentaram acomodar-se no edifício. Gente de uma diversidade de antecedentes se reunia para adorar: homens, mulheres, crianças, negros, brancos, latinos, asiáticos, ricos, pobres, iletrados, e educados. Pessoas de todas as idades ajuntaram-se em Los Angeles com tanto ceticismo e desejo de participar. A mistura de raças e a motivação do grupo de mulheres na liderança foram notáveis, já que 1906 foi o apogeu da "era Jim Crow" da segregação racial.
O avivamento da Rua Azusa durou apenas três anos, mas foi instrumental na criação do movimento Pentecostal, que é o maior segmento da igreja evangélica hoje. William H. Durham recebeu seu batismo no Espírito Santo em Azusa, formando missionários na sua igreja em Chicago, como E. N. Bell (fundador da Assembleia de Deus dos EUA), Daniel Burg (fundador da Assembleia de Deus no Brasil) e Luigi Francescon (fundador da Congregação Cristã no Brasil).

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